Sobre Nós

A Pilão Amidos Ltda., é uma empresa familiar, fundada no dia 19 de Março de 1942, no município de Lontras, em Santa Catarina, mais especificamente, na localidade de Salto Pilão, de onde se originou a denominação da empresa: Fecularia Salto Pilão. Foram seus fundadores: Emilio Jacobsen, Julio Jacobsen, Gerard Jacobsen, Siegolf Jacobsen, Rodolfo Jacobsen, Raul Jacobsen e Bruno Rauh.

O nome "Salto Pilão" surgiu em função da existência de diversos buracos formados nas pedras, pelas águas do Rio Itajaí-Açú, que nelas batiam, esculpindo marcas em forma de um “pilão”. A escolha deste local para implantar a indústria deu-se em virtude de se encontrar a localidade de Salto Pilão às margens do rio que servia como meio de transporte da matéria-prima, que, naquela época, era conduzida por lanchas. Além disso, as condições do lugar poderiam atender a um outro anseio de seus fundadores, a possível construção de uma usina hidroelétrica, que geraria energia, para consumo próprio.

Inicialmente a empresa dedicava-se a industrialização de mandioca, produzindo fécula de mandioca. Nos anos seguintes investiu-se no setor madeireiro, favorecido pela abundância de madeira na região, buscando-se, assim, atividades paralelas, visando a sobrevivência da empresa na entressafra. Na década de 60, além da serraria, foram montadas duas destilarias de óleo vegetal de sassafrás (madeira encontrada na região). Naquela época esse óleo era exportado para os Estados Unidos, Europa e Japão, para ser utilizado na indústria de perfumaria. Essas atividades foram paralisadas no início dos anos 80.

A primeira filial foi construída em 1983, na cidade de Tacuru, no Estado do Mato Grosso do Sul. Nessa ocasião já estava na presidência da empresa o Sr. Nilton Sérgio Jacobsen, filho de um dos fundadores, o Sr. Siegolf Jacobsen. O crescimento sempre foi a marca forte da empresa. No ano de 1989 foi instalada outra fábrica, na cidade de Naviraí, também no Mato Grosso do Sul. Em 1993, surgia a terceira fábrica, também nesse Estado, na cidade de Itaquiraí. Em 1996 foi construída a quarta fábrica, localizada na cidade de Guaíra, Estado do Paraná. Em continuidade ao plano de crescimento do grupo Pilão, foram instaladas mais três unidades: uma na cidade de Tupã, estado de São Paulo; outra em Deodápolis, estado do Mato Grosso; e a terceira, na cidade de Colorado, estado do Paraná.

A Pilão Amidos Ltda., é considerada hoje a maior produtora de fécula de mandioca, amido de milho e seus derivados da América do Sul, nosso diferencial é que podemos tranquilizar nossos clientes com a relação a opção entre derivados da mandioca e do milho. Atendendo empresas de diversos segmentos industriais como as indústrias de papel e papelão ondulado, têxtil, petrolífera, de embutidos, de panificação, farmacêutica, de adesivos entre outras.(Foto destaque, "Pilão Amidos Ltda ano de 1971")

Pilão Amidos, seu fornecedor de confiança.